BRASIL CONTEMPORÂNEO: SÉCULOS XX E XXI


Leia com atenção o trecho seguinte:

 

" (...) por trás do discurso do progresso estava a preocupação com a ordem que excluía a muitos da cidadania plena, e que hierarquizava a sociedade como um todo..." (NEVES, Margarida de Souza; HEIZER, Alda. A Ordem é o Progresso: o Brasil de 1870 a 1910. São Paulo: Atual, 1991, p. 67)

 

O lema de nossa bandeira republicana ostenta as palavras Ordem e Progresso. Muitos historiadores procuram problematizar esses ideais confrontando os mesmos com a realidade social do Brasil no final do século XIXI e início do século XX. Em seguida assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

( ) Os ideais da República ganharam seguidores entre os militares em função do forte apelo positivista contido no discurso do movimento.

( ) A oligarquia cafeeira e os militares, apesar de irmanados na Proclamação da República, tinham ideais políticos e sociais distintos.

( ) O 15 de novembro representou para os brasileiros a reestruturação social, propondo novos padrões de convivência, produção e distribuição das riquezas.

 

Agora, aponte a alternativa com a sequência correta:

 


V; V; F


V; F; V


F; F; V


F; F; F


V; V; V

Após ser derrotado em três campanhas presidenciais, em 1989, 1994 e 1998, em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil com votação de aproximadamente 50 milhões de votos. Reelegeu-se em 2006, sobretudo impulsionado pelas conquistas sociais durante seu primeiro mandato. Sobre este período, marque a alternativa correta:

 


Logo que tomou posse, Lula iniciou um amplo programa de privatização e, por isso, passou a ser acusado, pelos partidos de oposição, de prática de corrupção, e pelos partidos aliados de traidor.


Ao assumir o governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou medidas imediatas para mudar radicalmente a política econômica praticada por seu antecessor e suspendeu unilateralmente o pagamento da dívida externa brasileira.


Por sua orientação socialista, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentou muitas dificuldades para iniciar seu governo, uma vez que os militares de direita tentaram de várias maneiras impedi-lo de tomar posse.


Na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil foi muito bastante atuante no campo das políticas externas militares, participando, inclusive, ao lado dos Estados Unidos, na ofensiva que derrubou Saddam Hussein.


A proposta de acabar com a fome no Brasil, divulgada como Fome Zero, foi uma das principais bandeiras de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Brasil tinha uma hiperinflação incontrolável desde os anos 80, chegando a seu ápice em 1993, quando foi registrado mais de 2000% a.a. De manhã era um preço, de tarde outro e de noite também era outro preço. Neste cenário turbulento, em 1994 foi criado o Plano Real, um programa brasileiro com o objetivo de estabilização e reformas econômicas implantado no governo Itamar Franco. O respectivo Plano foi implementado em três fases, as quais estão em corretamente descritas em umas das opções a seguir. Marque a alternativa que tenha as três fases e na sequência correta:

 


I - retenção dos depósitos a prazo; II - conversão monetária; e III - fixação do câmbio em 1 dólar para 1 real.


I - elevação da taxa SELIC para conter a inflação; II - conversão monetária; e III - fixação de um câmbio fixo.


I - criação da URV; II - ajuste fiscal; e III - mudança do regime de câmbio fixo para flexível.


I - implementação do PAI e criação da IPMF; II - regras de emissão e lastreamento da nova moeda; e III - congelamento dos salários.


I - ajuste fiscal; II - criação da URV que anulasse a memória inflacionária; e III - regras de conversão para a nova moeda (real).

O Plano Real começou a ser elaborado em 1993, no governo do presidente Itamar Franco (1992-94). O então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, criou um grupo de estudos com André Lara Resende, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e Pérsio Arida para desenvolver o projeto, usufruindo de experiências anteriores. No auge do problema inflacionário brasileiro, o qual ficou conhecido como hiperinflação, os preços eram reajustados diariamente. Um exemplo disso foi o tomate, que chegou a aumentar 4.492,25% em 1993.

Considerando o enunciado, marque a alternativa que contenha a principal conquista do Plano Real:

 


Redemocratização do Brasil.


Fim do período militar.


Estabilidade econômica.


Abertura econômica do Brasil ao comércio exterior.


Redução de impostos.

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que refletem aspectos sobre a economia brasileira nos anos em que o presidente João Batista Figueiredo conduziu o Regime Militar Brasileiro (1979-1985). Assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

(   ) Em 1979, o mundo sofreu com a deflagração da segunda crise internacional do petróleo que acabou provocando um desequilíbrio das contas externas e uma diminuição da entrada de capital estrangeiro no país.

(   ) O ministro Delfim Neto lançou o “III Plano Nacional de Desenvolvimento”, mas esse pacote econômico acabou não surtindo efeito e a situação brasileira se agravou mais intensamente.

(   ) A inflação, que já era difícil de ser controlada, acabou se tornando incontrolável e, com a falta de recursos externos para auxiliar no controle das contas públicas, o país passa a viver a estagflação, que significa estagnação econômica junto com inflação.

(   ) O país, pela primeira vez na sua história, conseguiu a equiparidade cambial com o dólar. Vivíamos um surto de desenvolvimento econômico e industrial sem precedentes.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


V; V; V; F


V; V; F; F


V; F; V; F


F; F; V; V


F; F; F; F

Os anos 1980 são comumente tratados como a “década perdida”. Isso se deve:

 

I) a sucessão de planos econômicos que fracassaram no combate à inflação.

II) ao fortalecimento da ditadura militar durante esse período.

III) ao alto índice de desemprego e a grande crise social que assolava o país.

IV) a decepção com a derrota do movimento pelas Diretas Já.

 

Estão corretas as afirmações contidas em:

 


I, II, III e IV.


II e IV.


I e III.


I e IV.


I, III e IV.

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que, de modo geral, mais abrangente, refletem verdades históricas inquestionáveis sobre o Regime Militar Brasileiro (1964-1985). Assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

(   ) A violação dos direitos humanos, das liberdades democráticas e de expressão foram características constantes das ações dos líderes militares que governaram o país.

(   ) Os desaparecimentos, torturas, prisões, exílios e mortes de milhares de cidadãs brasileiros que de alguma maneira discordavam do regime político comandado pelos militares e tentavam, de diversas formas, lutar contra esse regime.

(   ) Alguns lutavam contra o regime por intermédio de canções, poemas ou peças de teatro. Outros, por sua vez, brigavam por seus ideais pelo confronto armado, a guerrilha e o enfrentamento declarado.

(   ) Os efeitos danosos da atuação militar na política nacional podem ser sentidos atualmente, pois ainda hoje continuam impunes alguns autores deste triste capítulo de nossa história.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


F; F; V; V


F; F; F; F


V; V; V; V


V; F; V; F


V; V; F; F

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas verdadeiras e que se referem ao governo do general Castelo Branco, entendendo-o como uma importante figura política dentro do contexto de instauração do regime militar no país. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

(   ) Rompimento de relações diplomáticas com Cuba e Criação do Serviço Nacional de Inteligência (SNI).

(   ) Passaram a existir apenas dois partidos: o ARENA (Aliança Renovadora Nacional), que era a favor da situação do governo, e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), a oposição consentida pelos militares.

(   ) As eleições para o governo estadual e para as prefeituras municipais seriam realizadas de forma direta, por voto popular e secreto.

(   ) Abertura da economia ao capital estrangeiro na intenção de “esquentar” o setor produtivo nacional. Essa medida acabou beneficiando apenas as elites do país como os industriários e os latifundiários.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


V; V; F; V


F; F; V; V


V; V; V; V


V; F; V; F


F; F; F; F

Em 1951, Getúlio Vargas volta ao cargo máximo da República brasileira, permanecendo no poder até agosto de 1954. Sobre esse segundo mandato de Vargas, o que pode ser afirmado? Assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

(   ) Mais liberal, anistiou o PCB e condecorou um revolucionário cubano.

(   ) Vargas chega ao poder em 1951 por vias democráticas, após um processo eleitoral.

(   ) Cria a Petrobrás, sendo previsto que caberia ao Estado controlar esse empreendimento.

(   ) Vargas encerrou, tragicamente, o seu mandato, cometendo suicídio em agosto de 1954.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


V; F; V; F


V; V; F; F


V; V; V; F


F; F; F; F


F; V; V; V

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que são fatores contribuintes (segundo a elite socioeconômica brasileira) para a desestabilização do governo Jango. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

(   ) Suspensão da produção industrial por meio de greves;

(   ) Divergência política entre o poder Executivo e o Congresso;

(   ) Circulação de ideias comunistas que contribuíam para a desordem social;

(   ) Nacionalismo estatal visto como ameaça às empresas privadas.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


F; F; V; V


V; V; F; F


V; V; V; V


V; F; V; F


F; F; F; F

Páginas: 1234